Inteligência Artificial

As notícias falando sobre inteligência artificial tomaram o nosso dia a dia. E, mais do que nunca, as IAs fazem parte do nosso cotidiano, transformando-o em mais dinâmico, produtivo e até divertido.

Mas, por ter sido tema de ficção científica até bem pouco tempo, ainda tem gente que fica meio desconfiada da inteligência artificial. Alguns, inclusive, tem até medo dos desdobramentos que esse tipo de tecnologia pode gerar.

Você também acredita nisso? Ou é do time que acha que a IA veio para facilitar a nossa vida?

Nós vamos discutir esses e outros assuntos relacionados à inteligência artificial. Se você se interessa pelo tema, vai adorar o que temos para te contar.

O que é inteligência artificial?

Quando você pensa em inteligência artificial, o que vem à sua mente? Robôs? Computadores? Tecnologia?

Realmente, tudo isso está relacionado à IA, mas não a define, exatamente. Para conceituarmos o que seria a inteligência artificial, vale a pena compreendermos, primeiro, o que seria inteligência.

Ela pode ser resumida como a capacidade que se tem de interpretar e resolver questões que surjam, a partir de conhecimento obtido por teoria ou prática. Consideramos pessoas inteligentes aquelas que possuem muito conhecimento e sabedoria.

A inteligência artificial, portanto, é a alternativa mecânica da inteligência, que pode ser programada e treinada para oferecer resultados a partir de comandos.

Por que a inteligência artificial é importante?

Apesar de a inteligência artificial ter ganhado as notícias nos últimos tempos, devido à adesão desses agentes tecnológicos em nosso dia a dia, ela já faz parte da nossa realidade há algum tempo.

E, se pensarmos por que a inteligência artificial é importante, chegamos à conclusão de que, tal qual um sistema complexo, ela pode ser programada para realizar tarefas que seriam muito difíceis, demoradas ou entediantes.

O processo de automação é tema de discussão, considerando os riscos para a sociedade. Entretanto, o que tem se percebido sobre isso, é que apesar de a IA oferecer resultados mais rápidos e completos na realização de determinadas tarefas, ainda assim ela precisa de um direcionamento indicado por programação humana.

O trabalho rápido e preciso da inteligência artificial tem sido importante em diferentes áreas, como a medicina, a engenharia, o direito e até o marketing.

Tipos de inteligência artificial

Como nós dissemos, já tem inteligência artificial ao nosso redor há muito tempo. Quer um exemplo?

Lembra dos carros que fazem baliza sozinhos? Isso é uma IA integrada ao computador de bordo do carro, que consegue identificar o espaço de estacionamento e realizar a ação correta para colocá-lo no lugar desejado. Esse tipo de carro já é vendido desde 2015 no Brasil, mas é produzido desde 2013.

Percebe como a inteligência artificial não é, na verdade, uma novidade? O que acontece é que, agora, ela está mais acessível e disponível para utilizarmos em nosso cotidiano.

Por exemplo, as assistentes digitais, hoje, são uma febre. A Alexa é um dos produtos mais buscados, justamente por integrar a inteligência artificial em comandos do seu dia a dia.

E a utilização das IAs não para por aí. Olha só onde você já as encontra facilmente:

Inteligência artificial site

Quem trabalha com programação e desenvolvimento, já percebeu que as IAs podem ser grandes aliadas.

Isso porque, trabalhos operacionais, que exigem conhecimento técnico elevado, podem ter um apoio da inteligência artificial, dando ao desenvolvedor a função de execução.

Agora, ainda pensando no uso da Inteligência Artificial Site, ferramentas que utilizam a IA podem ser o caminho para tornar o contato com os clientes mais assertivo e contínuo, sendo uma opção interessante para pós-venda, por exemplo.

Inteligência artificial que cria imagens

Quem tem alguma rede social já deve ter se deparado com o trabalho de uma inteligência artificial que cria imagens.

Essa, inclusive, tem sido a maior utilização cotidiana das IAs, de criar modelos gráficos que representam algo ou alguém.

É possível encontrar versões dessas IAs em diferentes níveis, indo desde opções profissionais, que já  vem até instaladas nos softwares de edição de imagem, até os apps grátis, que podem ser baixados diretamente nos celulares.

Nesse caso, a IA se torna um recurso mais voltado para o entretenimento, como uma ferramenta de integração e engajamento, com opções que são suportadas até mesmo na rede 5G.

Inteligência artificial no dia a dia

Até agora nós já citamos alguns exemplos de inteligência artificial no dia a dia, como é o caso do sensor de estacionamento automático ou a própria Alexa.

Mas, quer conhecer mais alguns? 

  • Reconhecimento facial: A IA é usada para identificar pessoas em fotos e vídeos. Essa tecnologia é usada em uma variedade de aplicações, como segurança, marketing e identificação de fraudes;
  • Reconhecimento de voz: A IA é usada para reconhecer voz humana. Essa tecnologia é usada em uma variedade de aplicações, como assistentes virtuais, reconhecimento de fala e tradução automática;
  • Filtragem de spam: A IA é usada para filtrar e-mails de spam. Essa tecnologia é usada em uma variedade de aplicações, como e-mail, redes sociais e mensagens instantâneas;
  • Recomendação de produtos: A IA é usada para recomendar produtos a clientes com base em seus interesses e histórico de compras. Essa tecnologia é usada em uma variedade de aplicações, como e-commerce, streaming de vídeo e jogos;
  • Automação de tarefas: A IA é usada para automatizar tarefas que são tipicamente realizadas por humanos. Essa tecnologia é usada em uma variedade de aplicações, como atendimento ao cliente, manufatura e logística.

Vale reforçar que esses são apenas alguns simples exemplos da inteligência artificial integrada ao nosso cotidiano.

Ainda temos que destacar que elas são utilizadas em indústrias, fábricas, empresas, no ramo da saúde e até na educação.

A inteligência artificial é perigosa?

E para encerrar o nosso conteúdo sobre inteligência artificial, vamos discutir a questão mais polêmica que envolve essa tecnologia: afinal, a inteligência artificial é perigosa?

Existem vários níveis de preocupação. Tem quem acha que elas vão dominar o mundo e tem quem acha que elas vão substituir os empregos.

De toda forma, o que temos de IA acessível, hoje, não é nada que indique nenhum dos dois cenários. A proposta dessa tecnologia é apenas favorecer o seu dia a dia.

E você, o que acha a respeito da inteligência artificial? Tem medo de que ela possa assumir uma importância maior do que deveria?

Últimas ofertas