Está sem internet

Foi fazer uma pesquisa ou navegar nas redes sociais, e percebeu que está sem internet? Nada é mais desanimador do que isso. Ainda mais quando você nota que já está há algum tempo usando os dados móveis para acessar a rede, devido a problemas em sua conexão fixa.

Instabilidade e queda do sinal não são problemas incomuns, mas podem prejudicar imensamente a sua experiência de navegação. Porém, a notícia boa é que dá para resolver quando está sem internet, a partir da aplicação de algumas dicas práticas e simples.

Quer conhecê-las? Assim, quando notar que está sem internet, vai poder corrigir a situação de desconexão sem precisar recorrer ao suporte técnico da operadora. Confira algumas sugestões de o que fazer quando está sem internet!

Como fazer a internet voltar a funcionar?

O primeiro passo para corrigir quando se está sem internet, é conhecer as melhores práticas de como fazer a internet voltar a funcionar. O que pode causar esse tipo de situação são questões que vão desde a estrutura da rede, até problemas relacionados à barreiras físicas, que atrapalham a dispersão do sinal via Wi-Fi.

Então, para fazer a internet voltar a funcionar, você precisa identificar se essa é uma questão que está restrita à sua casa ou empresa, ou se esse é um problema na rede. Sendo assim, veja algumas práticas que podem restabelecer a conexão e corrigir quando se está sem internet por questões que estão ao seu alcance resolver.

Reinicie seu modem

Caso o problema da internet esteja sendo causado por problemas na sua rede internet, reinicie o seu modem para restabelecer a conexão normalmente. O passo a passo deve ser feito da seguinte maneira:

  • Desconecte o cabo de alimentação do modem da tomada;
  • Aguarde 30 segundos;
  • Conecte o cabo de alimentação do modem na tomada novamente;
  • Aguarde o modem ligar;
  • Verifique se as luzes do modem estão acesas.

Se as luzes do modem estiverem acesas, a internet deve estar funcionando. Se as luzes do modem estiverem piscando ou apagadas, tente reiniciar o modem novamente ou entre em contato com seu provedor de internet para obter assistência.

Aqui estão algumas dicas para reiniciar o modem corretamente:

  • Certifique-se de que o cabo de alimentação do modem esteja desconectado da tomada antes de reiniciar;
  • Aguarde 30 segundos antes de conectar o cabo de alimentação do modem novamente;
  • Não desligue o modem durante a reinicialização.

Reiniciar o modem pode ajudar a corrigir problemas de conexão de internet causados por problemas de software ou hardware.

Faça testes com outros dispositivos

Nem sempre quando você está sem internet em algum dispositivo significa que seja um problema geral da conexão, podendo ser uma questão isolada e daquele aparelho, em específico. 

Então, se notar que está sem internet e mesmo com a reinicialização do modem a conexão continua ruim, faça testes com outros dispositivos. Isso vai te ajudar a entender se é um problema do dispositivo ou da rede geral.

Se o outro dispositivo puder acessar a internet, o problema está no seu aparelho. Nesse caso, você pode tentar reiniciá-lo ou redefinir as configurações de rede. Mas, se o outro dispositivo também não puder acessar a internet, o problema está na rede. 

Algumas dicas para testar outros dispositivos e obter uma resposta segura sobre o teste são:

  • Use um dispositivo diferente para testar a rede;
  • Conecte o outro dispositivo à mesma rede Wi-Fi ou Ethernet que o seu dispositivo;
  • Use o mesmo navegador e aplicativo para testar a internet.

A orientação, nesse caso, é que você tente reiniciar o modem ou o roteador. Se ainda assim tiver problemas para se conectar, será necessário entrar em contato com seu provedor de internet para obter assistência.

Verifique problemas de Wi-Fi

Por fim, quando se está sem internet, é importante verificar se o problema não está sendo causado pelo seu roteador. Por vezes, a potência do sinal do Wi-Fi se dissipa, caso tenha barreiras físicas entre o Wi-Fi e seu dispositivo, ou se eles estão muito distantes um do outro.

Para garantir que o problema da sua conexão ruim está sendo causado pelo aparelho de Wi-Fi, confira esses detalhes:

  • Verifique se o Wi-Fi está ativado, clicando no ícone do Wi-Fi na barra de tarefas ou na bandeja do sistema;
  • Confira se o nome da rede e a senha que está inserindo estão corretos;
  • Verifique se o seu dispositivo está próximo o suficiente do roteador. O sinal Wi-Fi pode ser fraco se o seu dispositivo estiver muito longe do roteador;
  • Verifique se há interferências de outros dispositivos eletrônicos, como microondas ou telefones sem fio, que podem afetar o sinal Wi-Fi.

Internet Lenta

Ter uma internet lenta pode afetar diretamente o seu dia a dia, principalmente se você usa a conexão para trabalhar, estudar ou mesmo para curtir o entretenimento que a rede oferece. Por isso, quando se está sem internet, é muito importante corrigir a situação, para poder voltar à navegação da melhor maneira possível.

Se após fazer os testes que orientamos você notar que o problema não está nos dispositivos e sim na conexão de internet lenta ou instável, é hora de avaliar o serviço, em si.

Quando o seu plano de internet não oferece velocidade suficiente ou baixa qualidade na entrega do sinal, você pode trocar o serviço por um que seja mais qualificado. Antes de explicarmos como fazer isso, veja se a sua experiência com a internet está apresentando as características que exigem a troca de plano.

Conexão ruim

Existem alguns sinais que podem indicar que sua conexão com a internet está ruim. Aqui estão alguns deles:

  • A velocidade da internet é lenta. Se você está esperando muito tempo para carregar páginas da web, baixar arquivos ou assistir a vídeos, é um sinal de que sua conexão está lenta;
  • A internet cai com frequência. Se você está constantemente desconectado da internet, é um sinal de que sua conexão é instável;
  • Há problemas de conectividade. Se você não consegue se conectar a sites ou aplicativos, ou se a conexão é intermitente, é um sinal de que sua conexão está com problemas.

Se você estiver enfrentando algum desses problemas, as dicas que indicamos antes de testar o dispositivo, podem te ajudar a identificar se essa é uma questão pontual ou se será preciso solicitar suporte da operadora de internet.

Qualidade da banda larga

A qualidade da banda larga também influencia diretamente na sua experiência de navegação e nem sempre o seu serviço é o mais adequado para sua necessidade. Por isso, quando estiver pesquisando pelo plano ideal para sua casa ou empresa, leve em conta a qualidade do serviço diante do mercado e se ele possui uma boa cobertura em seu endereço.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa com o seu CEP e identificar quais são os planos de internet com mais qualidade da banda larga para sua necessidade.

Corrigir problemas de conexão com a Internet

Para recapitular e resumir o que você precisa fazer quando está sem internet, o primeiro passo é corrigir problemas de conexão com a internet, levando em conta os dispositivos que estão conectados e que podem ser a causa da situação.

Veja só quais são:

  • Reinicialize o modem e o roteador;
  • Verifique se o Wi-Fi está ativado;
  • Verifique se o nome da rede e a senha estão corretos;
  • Mova o seu dispositivo para mais perto do roteador;
  • Evite interferências de outros dispositivos eletrônicos;
  • Redefina as configurações de rede do seu dispositivo;
  • Faça um teste de velocidade;
  • Atualize o firmware de seu modem e roteador;
  • Troque o cabo de rede.

Se você seguiu todas as etapas acima e ainda está enfrentando problemas de conexão, você pode entrar em contato com seu provedor de internet para obter assistência.

Corrigir problemas de dados móveis

Apesar de termos trazido informações sobre instabilidade na conexão fixa, essa situação também pode aparecer em conexões móveis. Caso você precise corrigir problemas de dados móveis, invista nessas dicas:

  • Verifique se os dados móveis estão ativados;
  • Verifique o status da rede;
  • Reinicialize o dispositivo;
  • Reinicie o modem e o roteador;
  • Redefina as configurações de rede do dispositivo;
  • Atualize o software do seu dispositivo;
  • Verifique se há um problema com a cobertura da rede;
  • Verifique se o chip está danificado. 

Se você seguiu todas as etapas acima e ainda está enfrentando problemas de dados móveis, você pode entrar em contato com seu provedor de serviços de celular para obter assistência.

Corrigir problemas de Wi-Fi

Por fim, se você precisa corrigir problemas de Wi-Fi, pode contar com essas sugestões que trouxemos, que irão te ajudar quando está sem internet e precisa resolver isso.

Caso perceba que o problema é da empresa que fornece o serviço de internet, entre em contato com a sua operadora, pois ela poderá ajudá-lo a corrigir problemas de instabilidade na conexão.

Gostou das nossas dicas? Então, acompanhe o Minha TV por assinatura para sempre ficar sabendo sobre as melhores informações sobre o mundo do telecom!

Últimas ofertas